Espetáculos

Lisboa é notícia>

 

Lisboa é o destino com melhor qualidade-preço do mundo e a mais amável da Europa

 

 



AGENDA

Tudo o que se passa em Lisboa aqui   

   

TEATRO NACIONAL Dª.  MARIA II

Praça Dom Pedro IV

213 250 835

TEATRO SÃO CARLOS

Rua Serpa Pinto 9

213 468 082

A primeira casa de ópera em Portugal ao bom estilo europeu neoclássico de teatros como o La Scalla de Milão ou o San Carlos de Nápoles. Foi o sucedâneo do malogrado Teatro Ópera Tejo, completamente arrasado durante o terramoto de 1755 quando ainda nem um ano de existência tinha cumprido.

Hoje é palco não só de ópera mas também de outros espetáculos de música erudita e bailado. A época de ópera cumpre-se todos os anos entre novembro e junho, mas em julho o São Carlos sai à rua. Espetáculos levados a palco no largo que lhe é adjacente abrilhantam as noites estivais de Lisboa. Gratuitos, como gostamos.

Idealizado por Almeida Garrett, o Teatro Nacional D. Maria II foi projectado pelo arquitecto italiano Fortunato Lodi e classificado, mais recentemente, como Imóvel de Interesse Público.

Inaugurado a 13 de Abril de 1846, o edifício é um exemplar da arquitectura de estilo neoclássico tendo sofrido várias intervenções ao longo dos tempos, entre as quais, uma reconstrução que recuperou o seu interior após um grave incêndio em 1964, tendo reaberto ao público em 1978.

Mais Mais

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Avenida Berna 45 A

217 823 000

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Praça do Império  

213 612 400

A FCB está hoje inscrita na restrita lista das doze maiores fundações do mundo. Tudo porque um generoso filantropo oriundo da Arménia decidiu em 1953 testamentar grande parte da sua fortuna ao povo português sob a forma de uma instituição com fins caritativos, artisticos, educativos e cientificos.

Entre dois museus - Gulbenkian e Arte Moderna - e um magnífico parque, a sede da FCG alberga um Grande Auditório concebido para concertos, teatro e dança. Dispõe ainda de uma Orquestra e Coro da casa que actuam ao longo do ano no âmbito de uma temporada regular.

Definitivamente, um espaço de espetáculos de primeira-água no panorama cultural da cidade.

Foi um alvoroço de protestos quando no anos 80 se iniciaram as obras de construção do Centro Cultural de Belém (CCB). Temia-se que o projeto, considerado faraónico à altura, manchasse a face da área envolvente, tendo a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos como vizinhos de peso, ambos reconhecidos pela UNESCO como património da humanidade.

Mais de vinte anos volvidos, é agora consensual a existência do CCB, incontornável centro de espetáculos e núcleo de produção e apresentação de eventos de cárater artístico e cultural. Conta com três auditórios polivalentes, um centro de exposições distribuido por quatro galerias e ainda um museu dedicado à arte contemporânea (Coleção Berardo).


Mais Mais

COLISEU DOS RECREIOS

Rua Portas de Santo Antão 96  

213 240 580

PAVILHÃO ATLÂNTICO

Parque das Nações, Rossio dos Olivais

 21 891 84 09

Lisboa nunca viu nada assim. Construida durante a Expo 98 dedicada ao signo dos mares, a maior sala de espetáculos do país lembra uma gigantesca nave espacial mas também um caranguejo-ferradura, espécie surgida há 200 milhões de anos. A ideia do travejamento em madeira para sustentar a cobertura, à maneira do cavername invertido de uma nau quinhentista, dá-lhe o mote da tradição marítima de Portugal.

Uma imensa casa duplamente medalhada pelo Comité Olímpico Internacional, alberga eventos desportivos, congressos, convenções de moda, banquetes, espetáculos de música e performativos

Vário acasos levaram ao desaparecimento de algumas casas de espetáculos em Lisboa, tendo sido urgente a construção de um novo espaço lúdico de envergadura capaz. Construido de raiz em 1890 perto do Rossio, o Coliseu dos Recreios veio preencher essa lacuna. Pouco comum no Portugal de então, o edificio foi inovador na introdução da arquitetura de ferro através da espetacular cúpula com 25 metros de diâmetro.

Em contraponto ao Teatro S. Carlos, o Coliseu assume-se até hoje como uma sala popular com espetáculos de diversos tipos a preços mais baixos.

Mais Mais

TEATRO POLITEAMA

Rua Portas de Santo Antão 109  

213 405 700

A sala de teatro em Lisboa, por excelência, inteiramente dedicada aos grandes espetáculos musicais e peças destinadas ao grande público. Inaugurado em 1913 mesmo em frente ao Coliseu dos Recreios, foram muitas as companhias de teatro e estrelas nacionais que aqui passaram, chegou igualmente a funcionar como palco de estreia de cinema durante os anos quarenta.

Reabilitado em 1992, têm aqui estreado grandes sucessos de bilheteira como "Maria Callas", "Amália", "Música no Coração" ou "West Side Story".

Mais